Correio Popular Notícia



Caerd terá contrato renovado por cinco anos

Data da notícia: 07/03/2012
Foto:

(Josias Brito) A CAERD (Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia), deverá ter seu contrato renovado com o município de Ji-Paraná. A companhia também poderá ter a renovação do contrato pelo prazo máximo de 30 anos, mediante licitação pública na modalidade de concorrência, conforme o disposto das leis federais 8666 de 1993 e 8987 de 1995. A liberação para a assinatura do novo contrato foi aprovada ontem (6), pelos vereadores de Ji-Paraná durante sessão ordinária e deverá ser assinado pelo prefeito nos próximos dias. O tema foi bastante debatido pelas autoridades e a população do município. Além da PMSB (Política Municipal de Saneamento Básico), que irá gerir o saneamento, que foi enviado pelo prefeito José de Abreu Bianco (DEM), a Câmara de Vereadores aprovou também ontem a criação da AGERJI (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Município de Ji-Paraná), órgão que fiscalizará a execução dos serviços na cidade.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120307d.jpg[/IMG]Conforme o prefeito Bianco, através da PMSB será realizado a prestação de serviços públicos de saneamento básico, mediante convênio de cooperação com o Governo do Estado, autorizando a gestão associada, com a celebração de contrato de programa com a Caerd. ?Os serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário é de grande importância e relevância, visando o atendimento das necessidades individuais e coletivas da população. O saneamento básico propicia bem-estar, saúde, qualidade de vida e trabalho dos ji-paranaenses?, enfatizou o prefeito.
Com a implantação da Política Municipal de Saneamento Básico, o município será capaz de realiza plano, programas e ações, isoladamente ou em cooperação com particulares ou outros entres da Federação, com vistas a assegurar o direito à salubridade ambiental. ?Objeto de discussão ampla, com audiência publica, depois de analisar com cuidado, o executivo está autorizado a firmar o prosseguimento da concessão do serviço de água com a Caerd no município mas precisamos melhor discutir a situação da companhia?, destacou.
O gerente regional da Companhia em Ji-Paraná, Carlos Pilenghy da Silva disse que a renovação do contrato da Caerd com o município terá grandes benefícios para a população. Segundo Carlos Pilenghy, os mais de R$ 38 milhões de reais, dinheiro que retornaria aos cofres da União, deverá ser aplicado para o melhoramento do saneamento básico. ?Com a renovação desta nova parceria, teremos investimento, tanto com recursos próprios como com recursos do Estado e a nível federal?, destacou.
De acordo com Carlos Pilenghy, a construção de uma nova adutora com tubulação de alta qualidade e diâmetro de 500 milímetros, deverá ser realizada ainda este ano e estima-se a dobrar a capacidade de abastecimento de água em Ji-Paraná, abastecendo todos os bairros que estão em locais mais altos, acabando com o problema de falta de água. O abastecimento beneficiará também as comunidades do Capelasso. ?A nova adutora representará mais água tratada aos moradores do Segundo Distrito?, enfatizou.
O gerente informou ainda que esta obra será muito importante para a população, pois a adutora que leva água do Primeiro para o Segundo Distrito, foi feita em duas etapas, uma em 1991 e outra em 2002, sendo que devido as anos, houve desgaste e vem apresentando bastante problemas de vazamento desde a sua ativação.
Carlos Pilenghy destacou que a Caerd tem feito estudos para implementar projetos de novas obras para aumentar o abastecimento de água que dará mais agilidade, sem nenhuma interrupção do fornecimento, direto da Estação de Tratamento de Água no Bairro Urupá. ?O novo investimento atenderá 100% a população de Ji-Paraná com água tratada?, ressaltou.

AGERJI ? A AGERJI (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Município de Ji-Paraná), será uma entidade integrante da Administração Pública Municipal indireta, submetida a regime autárquico especial, vinculada ao Gabinete do Prefeito, dotado de poder de polícia e de autonomia administrativa e financeira, com a finalidade de dar cumprimento às políticas e desenvolver ações voltadas para a regulação, o controle e a fiscalização dos serviços de saneamento básico de Ji-Paraná. Bianco informou aos vereadores que a criação da Agência se faz necessária com o intuito de regular e fiscalizar os serviços delegados do município em cumprimento a Lei Federal, que estabelece as diretrizes nacionais de saneamento básico.





Fonte:






Noticia vista 1251 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.